WLinux: A distribuição linux da Microsoft - 8bits de TI

WLinux: A distribuição linux da Microsoft


Já faz algum tempo que a Microsoft tem disponibilizado distribuições Linux diretamente na Microsoft Store graças a tecnologia “Windows 10 Subsystem for Linux” (WSL), permitindo executar essas distribuições como um aplicativo padrão do Windows 10. Na “loja de aplicativos” já é possível baixar e instalar o Debian 9, Ubuntu 18.04, openSUSE 42 e até mesmo o Kali Linux.

A novidade é que a empresa do Bill Gates disponibilizou sua própria distribuição, o WLinux. Trata-se de uma customização do Debian desenvolvida pela Whitewater Foundry, dedicada e otimizada para o WSL, ou seja, ele roda exclusivamente dentro do Windows 10, não sendo possível ser instalado como sistema principal. Segundo os desenvolvedores, isso permite que mesmo tarefas pesadas rodem rápido e sem sobrecarregar o sistema. O projeto é open-source e seu código fonte pode ser acessado diretamente pelo GitHub (https://github.com/WhitewaterFoundry/WLinux-Packs).

O WLinux é uma proposta interessante para desenvolvedores que usam como sistema padrão o Windows e desenvolvem para a plataforma do Pinguim, sem precisar de uma maquina virtual ou uma distribuição em dual boot.

Ele pode ser baixado diretamente da Microsoft Store em qualquer computador rodando o Windows 10 na versão 16215.0 ou superior. A questão que levantou uma certa polêmica, é que essa distribuição é paga, podendo ser obtida pela bagatela de R$74,95. Para quem estiver interessado em testar a distribuição, ela esta em promoção, custando R$18,45 até o fim de dezembro de 2018.

E ai? O que você achou dessa iniciativa da Microsoft? Já usou ou pretende usar o WLinux? Deixe seus comentários e experiência aqui em baixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário