Exatamente no dia 14 de Janeiro de 2020 a Microsoft irá encerrar o suporte oficial do Windows 7. Isso quer dizer que o sistema não irá receber mais nenhuma atualização para para correção de bugs e falhas de segurança ou para incluir novos recursos deixando o sistema vulnerável a ataques. Essa notícia não é recente, a data já havia sido informada anos antes, mas fica como aviso para os usuários.
Apesar de já ter sido lançado três novas versões (Windows 8, 8.1 e 10), inclusive com a possibilidade de realizar a atualização para o windows 10 gratuitamente, o Windows 7 continua sendo uma das versões mais populares sistema da Microsoft. Para ser mais exato, de acordo com dados do site Netmarketshare, o windows 10 só conseguiu superar o market share do seu irmão mais velho em dezembro do ano passado!
Isso quer dizer que computadores com windows 7 instalado irão parar de funcionar?
Não! Como mencionado, ele deixará de receber suporte. Mas apesar dele continuar funcionando, o usuário poderá ter sérios problemas de segurança e bugs que não serão corrigidos. Além disso, é possível que softwares mais recentes não sejam compatíveis com o sistema.
E agora? O que fazer?
Bem, isso vai depender muito da sua situação. Você pode atualizar para a versão mais recente do Windows ou ainda usar alguma distribuição linux como o Ubuntu, Mint, Deepin ou Manjaro.
Agora, caso tenha um computador ou notebook mais antigo e que não funcione bem com as versões mais novas do Windows, você pode continuar usando o Windows 7 por conta em risco. O que particularmente não recomendo. Uma alternativa interessante seria usar alguma distribuição linux mais leve, como o Xubuntu, Lubuntu, Manjaro XFCE, Linux Light, Puppy Linux e etc. Outra possibilidade seria considerar fazer um upgrade ou até mesmo adquirir outro computador/notebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário